O deputado Tião Gomes (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (10), sua desistência da disputa pelo cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). O anúncio ocorre às vésperas da escolha do novo conselheiro, que deve ser realizada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira (11).
Apesar de deixar a disputa, Tião Gomes declarou apoio incondicional ao nome que será indicado pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), de quem tinha o respaldo desde o surgimento da vaga no TCE, destinada ao Poder Legislativo.
O deputado destacou que apenas adiou seu sonho de ocupar uma cadeira no tribunal, afirmando que não houve qualquer problema que motivasse sua desistência. No entanto, o parlamentar não atende a um dos critérios exigidos pela Resolução Normativa 07/2024 do TCE, que impede a indicação de candidatos com ações penais ajuizadas por crimes contra a administração pública ou o patrimônio público.
"Abro mão da disputa e esclareço que não sou réu em nenhum processo. Tenho todas as certidões negativas, declaro meu imposto de renda rigorosamente em dia. Porém, temos que sanar uma pendência judicial, que em breve será solucionada, e eu não vou, neste momento, exigir que a Assembleia indique meu nome – para que não pareça que estamos sendo levados ao abismo", declarou.
Tião Gomes também revelou que não será candidato à reeleição em 2026, encerrando sua trajetória política ao final do atual mandato. No entanto, afirmou que pretende concorrer às próximas vagas que serão abertas no TCE-PB.
"Eu não serei mais candidato a cargos eletivos, mas existem mais duas cadeiras e eu vou me colocar na disputa. Vou trabalhar do mesmo jeito, tranquilo, mesmo sabendo que existem centenas de pessoas que querem o meu lugar, mas isso não vai me desmotivar sob hipótese nenhuma. Vou levantar a cabeça porque sou guerreiro", enfatizou.
Com a desistência de Tião Gomes, os bastidores da política paraibana seguem movimentados em busca de um nome que unifique os interesses da base governista para a vaga no TCE.