Sete vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa formalizaram nesta quinta-feira (28) uma aliança para apoiar João Almeida (PDT) na disputa pela presidência da Casa contra o atual presidente Dinho Dowsley (PSD), que está no cargo desde 2021 e busca seu terceiro biênio à frente do comando da Casa de Napoleão Laureano. O grupo, formado por João Almeida (PDT), Edmilson Soares (PSB), João Corujinha (PP), Bosquinho (PV), Rômulo Dantas (Mobiliza), Luiz da Padaria (Agir) e Fábio Carneiro (Solidariedade), se reuniu durante um café da manhã e firmou um compromisso por mudanças significativas na condução do Legislativo municipal.
Entre as propostas defendidas pela aliança liderada por João Almeida estão a ampliação dos dias de sessões ordinárias e especiais, a criação de duas novas comissões permanentes para aprofundar debates legislativos, e a expansão da Câmara Itinerante para todos os bairros de João Pessoa. Além disso, o grupo propõe a construção de um espaço voltado para mães de crianças atípicas, inspirado na creche da Assembleia Legislativa da Paraíba.
“Quem tem que decidir os rumos da Câmara são os quase 1 milhão de habitantes que hoje moram na capital”, afirmou João Almeida, que prometeu ouvir a população sobre o papel do Legislativo e trazer maior transparência às decisões da Casa.
O vereador Edmilson Soares destacou a necessidade de igualdade entre os 29 parlamentares da Câmara, com descentralização administrativa e maior participação de todos nas ações estratégicas. Já o vereador estreante Rômulo Dantas defendeu a criação de estruturas inclusivas, como uma creche para atender funcionárias da Câmara e mães de crianças autistas.
Críticas à gestão atual
O grupo também fez críticas à gestão de Dinho Dowsley, que tenta se reeleger para um terceiro mandato consecutivo. Para os vereadores aliados de Almeida, a atual condução da Câmara não reflete as demandas da população e carece de maior integração com os bairros e comunidades da capital.
“O grupo quer levar o debate para as ruas e perguntar se a população está satisfeita com a atual gestão ou prefere uma mudança urgente”, afirmou Fábio Carneiro, que chega pela primeira vez à Câmara. Segundo ele, a nova aliança é formada por aliados de longa data do prefeito Cícero Lucena, como João Corujinha, João Almeida e o próprio Fábio, que foram secretários na gestão do prefeito.
A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá no início de 2025, logo após a posse dos novos vereadores em janeiro. Até lá, o embate entre o grupo de João Almeida e o atual presidente Dinho Dowsley deve marcar as articulações políticas na Casa.