Durante seu discurso inaugural na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (24), o vereador Renato Martins (Avante) enfatizou a importância imediata de desenvolver um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os funcionários da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além disso, Martins propôs a criação de uma Bolsa Reciclagem voltada para os agentes de coleta seletiva da cidade.
Na sessão, o legislador destacou a condição dos trabalhadores da Emlur que, embora desempenhem funções estatutárias, não têm seu papel reconhecido de forma adequada. “Diversos desses profissionais atuam como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, mas não conseguem progredir na carreira. Ao se aposentarem, há o risco de receberem salários inferiores aos dos garis”, disse. Renato Martins assegurou que, nos dois meses restantes de seu mandato, ele se empenhará para que essa regulamentação seja efetivada.
Martins propôs a implementação de um programa de coleta seletiva que possibilitaria a economia de recursos para o município e traria vantagens aos catadores por meio de uma Bolsa Reciclagem. “Ao remover o material reciclável do compactador, conseguimos reduzir os gastos com empresas terceirizadas e o depósito no aterro sanitário. Esses recursos podem ser repassados aos catadores”, detalhou o vereador, enfatizando seu comprometimento com a sustentabilidade e a equidade social.