Reeleito para seu terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com 3.313 votos, o vereador Thiago Lucena (DC) reafirma seu compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a revitalização do Centro Histórico da cidade. Com uma trajetória marcada pelo incentivo ao desenvolvimento tecnológico e econômico, Lucena promete fortalecer ainda mais essas pautas no novo ciclo legislativo.
Expectativas para o novo mandato
Durante a solenidade de posse dos eleitos para a 19ª Legislatura (2025-2028), Thiago Lucena destacou que seu principal objetivo é aprimorar a atuação parlamentar e trazer ainda mais resultados para a capital paraibana.
"Acho que esse é o desafio da gente, mostrar para a cidade de João Pessoa que valeu a pena votar para a gente continuar aqui. Vamos inovar nas ações, mas sem nos desvencilharmos das pautas que construíram a nossa política", afirmou o vereador.
Lucena ressaltou a necessidade de ampliar o desenvolvimento econômico para além das regiões mais nobres da cidade, direcionando ações para áreas como o Centro Histórico. Ele também destacou o potencial dos jovens paraibanos no setor tecnológico, defendendo políticas que incentivem a formação de mão de obra qualificada para o mercado.
João Pessoa tem jovens talentosíssimos. Já começamos a investir na formação deles, e queremos expandir ainda mais essas oportunidades", reforçou.
Trajetória e atuação política
Natural de João Pessoa, Thiago Lucena já atuou como secretário municipal, contribuindo para avanços nas áreas de trabalho e administração durante as gestões de Luciano Agra e Luciano Cartaxo. Ele também criou o aplicativo ProJampa, plataforma que conecta os cidadãos às políticas públicas.
Na CMJP, foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) nos biênios 2019-2020 e 2023-2024. Seu trabalho sempre esteve voltado para a inovação, geração de empregos e incentivo ao empreendedorismo.
Produção legislativa e principais projetos
Lucena foi o idealizador do projeto que criou o Polo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec), aprovado em 2018, que reduziu de 5% para 2% o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para empresas de tecnologia que se instalem em João Pessoa. A iniciativa resultou no aumento da instalação de empresas, geração de empregos e crescimento da arrecadação municipal.
Outras leis de sua autoria incluem:
Lei 1.948/2020 – Declaração de direitos de liberdade econômica;
Lei 14.092/2020 – Regras para criação de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório);
Lei 14.766/2023 – Estímulo à criação e comercialização de NFTs;
Lei 15.032/2023 – Programa de revitalização do Centro Histórico;
Lei 14.430/2022 – Instituição do Campeonato Anual de Jogos Escolares Eletrônicos;
Lei 14.648/2022 – Implementação do governo digital e aumento da eficiência pública.
Com um perfil inovador e pautas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável, Thiago Lucena reforça seu compromisso com João Pessoa e busca, neste terceiro mandato, ampliar ainda mais suas ações em prol da cidade.